
Sobre a APAB
A Associação Portuguesa de Análise Bioenergética – APAB – é uma associação de profissionais certificados e/ou em processo de certificação, de acordo com as regras do IIBA – International Institute for Bioenergetic Analysis, New York.
A APAB é um organismo que promove a formação e certificação de supervisores e formadores, de acordo com o IIBA, dentro da mesma abordagem psicoterapêutica.
A APAB é uma Entidade certificada pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) para a formação na especialidade avançada em psicoterapia.
História
A APAB foi constituída legalmente enquanto associação profissional em 1984.
É filiada no International Institute of Bioenergetic Analysis – IIBA – e também na Federação Europeia de Análise Bioenergética – EFBA-P.
A APAB tem colaborado com as cinco associações espanholas de Análise Bioenergética na organização das Jornadas Ibéricas que são realizadas bianualmente.
A responsabilidade da organização cabe a cada associação, de forma rotativa, entre as seis associações ibéricas.
Em 2014, a Ordem dos Psicólogos Portugueses certificou a APAB como entidade formadora para a especialidade avançada em Psicoterapia em Análise Bioenergética.

Missão

A APAB pretende igualmente promover e divulgar a Análise Bioenergética, tendo em conta a sua especificidade e a diferenciação de outras abordagens/modelos psicoterapêuticos.
Valores
Formação e Certificação
A formação obedece aos critérios definidos pelo IIBA, Federação Europeia de Psicoterapias, e segue as regras de certificação para a especialidade avançada em Psicoterapia exigidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Os analistas bioenergéticos após a sua certificação participam em Workshops e seminários, com temáticas específicas, tanto na Europa, como fora da mesma, no sentido de aprofundar os seus conhecimentos, a sua prática ou intervenção clínica e psicoterapêutica.
A prática profissional do psicoterapeuta em análise bioenergética, está de acordo com os códigos de ética e deontologia profissional, já devidamente aceites por todos os profissionais nas áreas da psicologia, psicoterapia e medicina.
Prática Profissional
A APAB responsabiliza-se por divulgar, refletir e apoiar eventos nacionais e internacionais, ligados à Análise Bioenergética ou a outras abordagens terapêuticas psicocorporais, psicologia, medicina, neurociências e psicoterapias, tendo como objetivo promover um maior conhecimento teórico, prático e clínico.
Neste sentido, colabora com Associações/Sociedades a nível mundial em determinadas temáticas, tanto teóricas como técnicas, para enriquecer a prática profissional dos analistas bioenergéticos e promover o modelo junto de profissionais com outras formações na área da psicologia, medicina ou outras.
Responsabilidade Social e Pedagógica
A APAB tem a responsabilidade, perante as comunidades/associações psicoterapêuticas e na sociedade em geral, de divulgar e dar formação sobre os conceitos, conteúdos e prática da Análise Bioenergética, bem como informar da importância desta abordagem psicoterapêutica na promoção da saúde física/psicossomática e mental.
Este modelo psicoterapêutico tem como principal objetivo pedagógico dar a conhecer a importância das diferentes dimensões do corpo (físico, sensorial, emocional, relacional e caracterial) na intervenção psicoterapêutica e os seus efeitos nas diferentes componentes da personalidade, na consciência e na elaboração da história pessoal de cada paciente/individuo social. Desta forma, o corpo é tido como o “dicionário emocional” da história individual.
Esta associação apoia e encoraja os seus membros na sua atividade profissional como analistas bioenergéticos, promovendo o desenvolvimento das suas competências e capacidades como psicoterapeutas, contribuindo desta forma para a expansão e crescimento da Análise Bioenergética Contemporânea.
Visão
A nossa missão prolonga-se no futuro. Mantemos o apoio e incentivo aos nossos membros, quer no acesso a formação e atualização de novos conhecimentos e competências da Análise Bioenergética Contemporânea, quer no encorajamento da continuidade do seu desenvolvimento pessoal e certificação, assegurando desta forma um treino e uma prática profissional qualificados.
Continuaremos a divulgar a abordagem de Análise Bioenergética, na comunidade em geral expandindo o conhecimento e as vantagens desta abordagem.
A abordagem integrada do ser humano, verbal e racional, sintonizada com a parte corporal / sensorial e emocional, pode ter um efeito positivo ao nível da saúde física, psíquica e emocional, proporcionando uma melhor saúde geral, na perspetiva do conceito de saúde, pela O.M.S.

Corpo Gerente
Direção
Presidente: José Luís Gomes
Secretária-Geral: Sara Barros
Tesoureira: Maria José Silva
Conselho Fiscal
Presidente: António Ramos
Vogal: Rita Vilhena
Vogal: Inês Pessoa e Costa
Assembleia Geral
Presidente: Ana Botas
Secretária: Liliane Viegas